RPG O Universo Amalgama
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Mensagem  The Dead Ter Fev 17, 2015 5:23 am


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Mensagem  Ambrose Sygyn Hel Seg Mar 02, 2015 7:16 pm

Aqueles efeitos de mudar tamanho... grande e pequeno :v são bem interessantes
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Mensagem  Destroer Ter Mar 03, 2015 8:35 pm

Adicionado o efeito aumento de tamanho e diminuição de tamanho... Agora encontra-se na lista de efeitos
Se não tiver atendido o que queria pode postar aqui...


1, Diminuir Tamanho. Reduz o tamanho em 5% a cada 1 ponto no atributo Teste. Se comprado varias vezes a porcentagem se acumula.

1, Aumenta Tamanho. Aumenta o tamanho em 5% a cada 1 ponto no atributo Teste.  Se comprado varias vezes a porcentagem se acumula.
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Mensagem  Abigail Black Qua Set 16, 2015 12:33 am

E aí galera, beleza??

Então, deixa eu me apresentar... Eu sou Felipe, sou novato no fórum. Me indicaram o Amalgama pra jogar e etc eu achei interessante a proposta mesmo sem ter muito conhecimento do universo marvel e dc e então resolvi experimentar! Eu curti o fórum e tudo mais, as fichas personalidades com o html ficaram muito boas, achei divertido e até mais bonito com tudo certinho pra um jogo bacana! Só tem um coisa que me deixou com aquela pulguinha atrás da orelha, com aquele “pé pra trás”, que foi o método de desenvolvimento dos personagens...
Eu gostei dos nomes dos níveis de classe e o quanto cada nível desenvolve o personagem a cada vez que ele upa, porém eu não concordei muito com os requisitos pra se desenvolver o personagem, o esquema de votação. Aí você pergunta: sério? Mas porque? Bem... Vou tentar explicar aqui...


O primeiro de todos e o que mais deixou meio receoso: Ter que postar tantos números de linhas e ter pelo menos tantos posts.
Assim, o jogo é pra ser divertido e cada vez que você fica mais forte vc é obrigado a se comprometer mais ainda com o fórum pra manter o seu personagem e pra upar ele cada vez mais  fazendo posts gigantes (muitas vezes enrolando, porque há casos que o turno foi apenas uma ação curta e não é necessário muitas linhas só pra dar uma ação) só pra extender minha interpretação pra poder manter minha força. Você também precisa manter uma frequencia boa pra poder upar sendo necessário tantos números de posts. Assim... Essa regra parece que está obrigando a gente a se comprometer demais com o fórum, e tudo que é obrigado tira um pouco da graça. As vezes as pessoas não tem tempo e até jogam em outros fóruns também, tem vida corrida e até deixam pra postar no horário do almoço ou quando voltam pra casa da faculdade/ trabalho, aí tem pessoas que veem esses requisitos pra upar de nivel e desanima pra postar, pode até desanimar novos jogadores que podem dizer “nem vou jogar pq gasta muito tempo.” E realmente... gasta.

O segundo ponto: Digamos que ok... Eu cumpri essas exigências e botei meu personagem pra votação. Você tem que preparar testos mostrando por A + B que você é foda e você merece subir de nível, colocando cenas que você fez coisas maneiras e... Maravilha!!! Gastei muito tempo nos argumentos mas tá pronto! Aí você posta e espera... A cada nível que você aumenta o número de votos acaba crescendo. (não todos, mas aumenta) e aí você tem 3 votos mas precisa de mais 1 pra upar, mas poxa... Não tem mais player ativo! Ou... O que tá ativo não vai votar em mim porque eu não votei nele da ultima vez, ou o outro fulano também não vai votar em mim porque eu  não sou o amigo dele, então porque ele vai ficar perdendo tempo precioso dele vendo o meu jogo? E o mais... chato de todos: Vou votar em todo mundo porque todo mundo vai votar em mim de volta! Além de que o cara talvez nem mereça porque ele simplesmente enrola muito no post pra não fazer nada de importante, ele não fez nada demais pra evoluir, só cumpriu uma exigência, uma regra, ele não foi exatamente bom. Então se você ver... O sistema de upar o nivel parece que é mais por amigos se ajudarem do que o personagem de fato se desenvolver, mas pera.... Tem também o novato que quer fazer amigos então vai votar em todo mundo pra ninguém achar ele um mala que se acha melhor que os outros e fazer amigos, o que torna o sistema de up de nível mais como votos de popularidade do que de evolução do personagem.

Terceiro ponto: Tem pessoas que esquecem e procastinam. Não por maldade claro, mas a correria do dia a dia é tão tensa que ele pensa: Ah... já abriu a votação, mas eu vou ter que ler os posts da galera, depois eu faço isso. Beleza, no dia seguinte ele abre denovo pra votar: Caramba... já tem mais galera se candidatando pra upar, agora vou ter que ler mais coisas, ah deixa pra quando eu tiver num dia mais livre, tipo num final de semana. No final de semana: E aí galera, bora pro shopping ver aquele filme? Ou bora pro parque andar de skate, ou ir pra aquela festa de níver que o fulano tá fazendo? Tem N motivos pra pessoa, além de procastinar, acabar esquecendo (não por mal, ressaltando) e o jogador acaba sendo deixado na mão esperando os votos pra ele que tanto ele se matou pra juntar motivos e postar pra caramba num numero grandioso de linhas (muitas vezes só enrolando), e nada de votos. É frustrante.

Beleza, tem o ponto positivo nesse sistema também, mas não supre os pontos negativos:
É mais prático pra quem está cuidando de acompanhar os personagens porque a decisão fica na mão dos outros jogadores, porém é aquilo... Isso é vantajoso só pra parte que acompanha os personagens, e pra parte que joga (isso inclui os próprios avaliadores que jogam) acaba ficando muito desvantajoso e desestimulante.

Beleza, eu já mostrei o meu ponto de vista com relação a isso, mas  não vim aqui também só pra criticar( embora minha crítica esteja sendo construtiva, não é minha intenção ser mala com ninguem.) agora vim dar uma sugestão: Eu acredito que seria melhor, mais justo e mais divertido se usassemos o básico dos sistemas de RPG, que é a evolução por XP. Cada missão podia ter um máximo de XP pra se ganhar: 10 pra missões fáceis, 50 pra missões dificeis, whatever... No final da missão o narrador ou mestre iria avaliar o desenvolvimento do personagem naquela missão, (isso inclui claro... A frequência, porque ter um ali que fica empacando o restante é ruim) Fulano de tal foi muito bem, aprendeu bastante coisa, interpretou bem o personagem, não fez as cenas empacarem com a frequencia e deu soluções pro grupo que ajudaram. Maravilha esse cara ganha o 100% de XP da missão. Ciclano de tal foi mais ou menos, interpretou bem mas deixou a missão muito na mão do grupo, teve uma particpação relevante e teve uma frequencia que atrapalhou algumas vezes.. ele merece uns 40% da XP da missão.

No final cada nível exige mais XP que o anterior. Aí poderia chegar uma época em que todo o fórum se foca apenas no desenvolvimento do personagem, tipo uma semana mais ou menos ou duas só pra upar o personagem... Depende do tempo que for necessário. Se você não tiver o tanto de xp requerida você tem que jogar mais e esperar o próximo período de evolução, se vc tiver: parabéns você pode passar de nível!

Bom... Ta aí minha sugestão, acho que ficaria muito mais divertido e mais tranquilo sem falar que não iriamos depender de terceiros pra passar de nível, só de nós mesmos.
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Mensagem  Destroer Qua Set 16, 2015 9:05 am

Sugestão anotada, será feito uma análise da melhor forma  de por isso em prática seja da forma sugerida ou de uma forma que atinja este objetivo final.  Caso mais alguém tenha opinião sobre esse assunto a hora é essa.

Obrigado pela cooperação
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Mensagem  Mjölnir Qua Set 16, 2015 2:57 pm

Aaaahn, vamos lá... Human Scientist Mode On  :vaine:

Abigail, meu xuxu, vamos organizar um pouco as ideias. Pra apontar os pontos positivos e negativos, e conseguir balancear ambos, pelo que eu consegui compreender na sua sugestão, você partiu de dois pontos distintos em relação à finalidade do sistema como um todo: a finalidade técnica, que engloba a capacidade do fórum de se tornar cada vez mais autossuficiente (em sistema de evolução de níveis, postagens, conteúdo de trama, etc.), de forma que ele consiga se desenvolver pela própria interação dos Jogadores com o fórum, com um mínimo de intervenção possível da parte da Staff; e a finalidade interacional, que engloba a capacidade do sistema em estimular e fazer com que os Jogadores interajam entre si, e com a Staff.
Colocados esses dois pontos de partida, vamos analisar cada uma das suas observações:

O primeiro ponto: uma observação que parte da finalidade interacional, no sentido de estimular o jogador a desenvolver, e repensar seu próprio personagem, na medida em que ele procura alcançar esse número de linhas e posts pra passar de nível, permitindo a quem vai votar, ter uma ideia mais aprofundada do seu char. Na finalidade técnica, deixa o jogador um pouco sobrecarregado? Sim, deixa... Mas facilita o desenvolvimento do personagem dentro da trama (ainda que seja com uma ação simples, tendo que ser narrada em 400 linhas), e obedece até uma finalidade pedagogicamente correta, que ajuda o jogador a treinar leitura, escrita, interpretação de texto, organização de ideias, etc...

O segundo ponto: Totalmente interacional, o sistema de votação obedece uma finalidade (acredito que nem mesmo seja intencional) de estimular essa interação positiva entre os Jogadores, e a Staff... Na relação Jogador/Jogador, estimula essa troca de gentileza, uma vez que se um Jogador particularmente "insocial", por intenção ou não, teria que interagir positivamente com seus colegas de fórum para passar de nível; Na relação Jogador/Staff, permite a troca de dicas de postagem da parte dos membros da Staff, que provavelmente têm mais experiência em fóruns, e também permite aos membros da Staff conhecerem os Jogadores e os seus personagens (fornece também missões com ganchos específicos, para os narradores).

O terceiro ponto: Ahn, esse não é exatamente um ponto que pode ser discutido por qualquer uma das finalidades, é mais uma questão de empatia... A forma como o jogador organiza o próprio tempo em off afeta a vida dele em on, mas nós, membros da Staff, temos que seguir um movimento único de direção do fórum, não porque não temos empatia com as necessidades dos jogadores, mas porque no momento em que eles decidem criar seus personagens, eles estão inevitavelmente se comprometendo com o fórum... Mesmo que seja em um nível mínimo, é um compromisso, a forma como eles vão gerir sua vida pessoal em off, e em on, parte apenas deles.

Conclusão: Como você pode ver, o fórum como ele se encontra atualmente, está quase totalmente voltado para a finalidade interacional. Isso não quer dizer que estamos colocando esse como um sistema ideal, o novo sistema das aulas e da Fundação Amalgama está aí justamente pra provar que estamos em constante movimento pra aperfeiçoar o fórum. As aulas são um sistema que obedece uma finalidade essencialmente técnica, na medida em que é um mecanismo que permite o fórum se manter em movimento à partir das ações dos próprios jogadores, com uma intervenção reduzida da Staff. Meu posicionamento quanto à sugestão, é que toda ideia é digna de ser testada, visto que o sistema de XP é um sistema bastante clássico dos RPG's, tanto de mesa, quanto virtuais, e isso pode facilitar a familiarização do Jogador com o sistema.
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Mensagem  The Dead Qua Set 16, 2015 3:07 pm

Eu concordo com a Abigail/Felipe.
O sistema de votação não é ruim, mas na situação atual do nosso fórum ele acaba se tornando inviavel.
Se nosso forum estivesse com mais de 30 membros, onde o pessoal já esteja acostumado a manter um ritmo frequente de postagens e verificar as votações, era uma coisa. Agora tentar colocar a passagem de nivel dependendo de 9/10 jogadores que entram no forum quando dá vontade... sem aquele compromisso todo do forum é muito complicado.
Basicamente no estado atual, uppa quem conseguir perturbar os jogadores muuuuito pra eles irem aprovar. E isso nem acontece no próprio forum.

Um sistema voltado apenas para interação primeiramente precisa ter os membros para que a interação aconteça. Um sistema clássico de XP, impulsiona os jogadores porque eles vêem na prática o quanto estão recebendo pelo o que estão fazendo.
Dizer que o sistema de xp as vezes pode premiar aqueles que não merecem, que estão postando coisas sem nexo em RP's, sim, é possível isso acontecer. Mas manter uma baixa bonificação mesmo que não seja igual ao das missões ou coisa do tipo sempre impulsionou os jogadores e vocês sabem muito bem do que eu estou falando.

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Mensagem  Destroer Qui Set 17, 2015 9:24 am

Sugestões levadas em consideração, as exigencias foram amenizadas a um ponto que não exige uma participação excessiva ou quase uma dedicação exclusiva para o fórum, pois estou ciente que cada um tem sua vida pessoal e o divertimento em outros fóruns como foi colocado, por vocês três.

Como Mjölnir falou, a um motivo mesmo que votação exista, é que os demais tenhão a oportunidade de conhecer as melhores postagens de cada um, e quem sabe se interessar e vir a ter vontade de participar da historia de outro jogador.

Sei como foi dito que XP é algo conhecido por todos, mas isso deixa o jogo dependente destes pontos, enquanto nosso objetivo não é forçar jogadores a fazer missões ou consequentemente obrigar eles a caça tesouros (busca por xp) para evoluir, o que levaria ao mesmo problema que foi dito de forçar o jogador a ficar mais ativo do que se divertir.

Os votos foram fixados agora em apenas 2, e o número de posts foi fixado em 3, o que não demanda tanto tempo para ser lido e na falta de voto de jogadores a staff poderá sanar facilmente esse número (pesso cooperação dos demais membros da staff para tal). Além disso o número de linhas agora só é exigido para um dos três posts, que seria aquele "que o jogador teve grande dedicação", pois se quer passar de nível tem que ter pelo menos um esforço, nem que seja em um único post, ou não seria gratificante.



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Mensagem  Destroer Qui Set 17, 2015 9:51 am

Um resumão, das alterações:

> Votos fixados em 2, evitando o problema apontado de ter que sair buscando um número excessivo de votos.

> Número de posts fixados em 3, para evitar uma leitura cansativa de quem vai votar, e uma dedicação exagerada dos jogadores.

> Número de linhas exigido apenas para um dos posts, para evitar muita enrolação e sim mostrar realmente aquele post "caprixado" que o jogador fez.

> Votos Mantidos, para continuar a dar possibilidade de outros jogadores conhecerem o seu personagem, assim como poderem opinar para o seu crescimento. E proporcionar aos jogadores evoluirem, indepentede se gostão de missões ou de postar com outros jogadores ou até aqueles que preferem diário, entre outros.
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